Trabalho

 

MinasAmbiente, compromisso com a qualidade.

Visada

Ciente da complexidade das questões comumente tratadas nos processos de licenciamento ambiental e dos desafios inerentes quando o assunto é meio ambiente, nossa filosofia de trabalho baseia-se na aplicação de planos estratégicos cuidadosamente desenhados de acordo com as peculiaridades de cada caso, conciliando as necessidades dos empreendimentos frente às exigências dos órgãos ambientais. Faz parte de qualquer trabalho executado a proposição das melhores práticas para manutenção do equilíbrio sócio ambiental nas áreas de influência do objeto ou local estudado.

Como a maioria dos produtos elaborados envolvem práticas de campo, este aspecto é especialmente conduzido pois dele depende o sucesso de toda a missão, até a entrega dos documentos técnicos produzidos. Sabemos que as etapas de campo são de extrema importância na qualidade final. Por estes motivos a MinasAmbiente preza sempre pela participação de coordenadores de projeto nas atividades de campo e escritório, com pleno conhecimento de todo o processo, direcionando a execução de forma a levantar e produzir dados que serão base para produção dos melhores documentos e estudos.

Abaixo estão listadas as principais etapas que consistem um trabalho típico, para que possa conhecer um pouco a nossa forma de atuação.

 


Planejamento

Primeira etapa de um projeto que define a forma e abrangência das atividades necessárias. Nesta etapa utilizamos ferramentas computacionais modernas em conjunto com a experiência de nossos coordenadores para definição de todas as atividades a serem executadas. Desde esta primeira etapa já existe participação de equipe multidisciplinar, de acordo com a demanda, para que nenhum aspecto importante do projeto fique de lado.

São comumente realizados levantamentos sobre o histórico de utilização da área; situação atual; situação cadastral das propriedades envolvidas; proximidade de áreas protegidas; objetivos finais do empreendimento; legislação aplicável; políticas da empresa cliente e demais aspectos cruciais, sempre de forma aberta e participativa junto aos empreendedores.

 

Com profissionais próprios com pleno conhecimento em cartografia e processamento de imagens, são compiladas todas as informações disponíveis para ajustes geodésicos; delimitação e classificação de tipologias terrestres; pré classificação de áreas de interesse; logística de execução entre outras atividades.

 

Após levantamento de todos os aspectos referentes ao local e objetivos finais é feito o planejamento de execução, com quantificação do número e composição de equipes de campo; definição de prazos; prospecção de possíveis problemas e enclaves que possam prejudicar a execução com tomada de medidas preventivas para otimização das atividades planejadas.

 

 


Execução de campo

É quando os dados levantados e procedimentos definidos são conferidos  e executados em campo. Nesta etapa é procedida a avaliação das informações levantadas no planejamento e consolidação das metodologias definidas ou seu ajuste dependendo da realidade encontrada.

Para a execução contamos sempre com profissionais experientes, integrando equipes multidisciplinares segundo demanda. Nos períodos de trabalho são mantidas sempre medidas de apoio às equipes de campo, de forma a garantir a finalização do serviço nos prazos estipulados.

 

Dependendo da magnitude do trabalho é mantido um fluxo de informações entre os dados levantados em campo e nosso escritório, de forma a otimizar o processo. Como exemplo, nas atividades de inventário florestal, os dados levantados em campo são diariamente enviados ou processados no local, assim podemos ajustar a permanência em campo da maneira mais eficiente possível, eliminando a necessidade de pausas e segmentação entre o inventário piloto e o definitivo. Mantemos a mesma lógica de procedimentos para qualquer atividade executada.

 


Processamento dos dados e produtos finais

Todo cuidado desde a fase de planejamento tem um único objetivo: Produzir documentos, estudos, projetos ou qualquer produto final com a máxima qualidade possível, apresentando as informações de forma clara e completa. Sabemos a importância que a forma de apresentação dos dados representa na hora da apresentação dos relatórios junto aos órgãos analisadores, bem como da clareza e objetividade necessárias nas fases de materialização de projetos. Por estes motivos a MinasAmbiente preza por documentos bem redigidos e apresentados, atualizados segundo legislação vigente e práticas técnicas adequadas e modernas. Faz parte de qualquer trabalho prestado a garantia de atendimento aos objetivos propostos, desta forma com a certeza de que os trabalhos contratados serão sempre plenamente atendidos.

Este pequeno resumo de nossa forma de trabalho visa apresentar nossa filosofia de atuação. Estaremos sempre à disposição para esclarecimentos sobre assuntos específicos.